SIGNIFICADO DAS CORES
SIGNIFICADO DAS CORES
Não é por acaso que o significado das cores para logomarcas é tão importantes para um logotipo, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas.
Assim, é preciso ter um cuidado especial e pensar várias vezes no significado das cores para logomarcas antes de associar seu produto ou serviço à determinadas cores, pois elas podem despertar uma ideia errada do produto. Se você for dono de uma lanchonete, por exemplo, é interessante optar pelo vermelho, pois a cor estimula o apetite. Mais abaixo iremos destacar todas as principais cores mais usadas e em quais segmentos elas se aplicam melhor!
Significado das cores para logomarcas:
Normalmente as cores passam certos sentimentos e significados. É verdade que diferentes culturas apresentam variações nessas interpretações, mas isso não nos impede de te passar algumas dicas e cuidados ao escolher cores para logomarcas:
SIGNIFICADO DAS CORES
Não é por acaso que o significado das cores para logomarcas é tão importantes para um logotipo, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas.
Assim, é preciso ter um cuidado especial e pensar várias vezes no significado das cores para logomarcas antes de associar seu produto ou serviço à determinadas cores, pois elas podem despertar uma ideia errada do produto. Se você for dono de uma lanchonete, por exemplo, é interessante optar pelo vermelho, pois a cor estimula o apetite. Mais abaixo iremos destacar todas as principais cores mais usadas e em quais segmentos elas se aplicam melhor!
Significado das cores para logomarcas:
Normalmente as cores passam certos sentimentos e significados. É verdade que diferentes culturas apresentam variações nessas interpretações, mas isso não nos impede de te passar algumas dicas e cuidados ao escolher cores para logomarcas:
BRANCO
BRANCO - Higiene, naturalidade, simplicidade, limpeza, pureza, transmite a ideia de frescor e paz. É muito utilizado como base para diversos segmentos. É adequado para todas as empresas.
BRANCO
BRANCO - Higiene, naturalidade, simplicidade, limpeza, pureza, transmite a ideia de frescor e paz. É muito utilizado como base para diversos segmentos. É adequado para todas as empresas.
PRETO
PRETO - Poderoso, estiloso, elegante, sofisticado, formal, riqueza. Uma cor versátil. Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. Podendo ser utilizado em todas as áreas.
PRETO
PRETO - Poderoso, estiloso, elegante, sofisticado, formal, riqueza. Uma cor versátil. Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. Podendo ser utilizado em todas as áreas.
CINZA
CINZA - Segurança, confiabilidade, durabilidade, inteligência, praticidade, conservador, formal, sólido, moderno, neutro e reservado. O cinza é flexível e agradável. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. É associado à tecnologia e ao universo corporativo. A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza.
O cinza funciona bem como cor de fundo. Muito utilizado por empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
CINZA
CINZA - Segurança, confiabilidade, durabilidade, inteligência, praticidade, conservador, formal, sólido, moderno, neutro e reservado. O cinza é flexível e agradável. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. É associado à tecnologia e ao universo corporativo. A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza.
O cinza funciona bem como cor de fundo. Muito utilizado por empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
AZUL
AZUL - Confiança, honestidade, responsabilidade, verdade, harmonia, segurança, lealdade. Sugere uma sensação de tranquilidadel. Diminui o apetite e estimula produtividade.
É uma boa cor para um psicólogo, dentistas, consultor financeiro por exemplo. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado. Em tons escuros, está muito ligado a solidez, tradição e conhecimento, muito usado por bancos, universidades, seguradoras e outras instituições cujos clientes demandam confiança. Podendo ser utilizado na maioria das áreas também.
AZUL
AZUL - Confiança, honestidade, responsabilidade, verdade, harmonia, segurança, lealdade. Sugere uma sensação de tranquilidadel. Diminui o apetite e estimula produtividade.
É uma boa cor para um psicólogo, dentistas, consultor financeiro por exemplo. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado. Em tons escuros, está muito ligado a solidez, tradição e conhecimento, muito usado por bancos, universidades, seguradoras e outras instituições cujos clientes demandam confiança. Podendo ser utilizado na maioria das áreas também.
VERMELHO
VERMELHO - Força, poder, velocidade, amor, desejo, senso de urgência, ação e paixão. Usado em restaurantes para estimular o apetite. A cor quente por excelência, o vermelho ativa a circulação, aguça os sentidos e nos põe em alerta! Utilizado por empresas de esportes, jogos, entretenimentos, restaurantes, fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.
Já quando associada à sensualidade, pode ser uma boa referência para sites de encontros ou sex shops online.
VERMELHO
VERMELHO - Força, poder, velocidade, amor, desejo, senso de urgência, ação e paixão. Usado em restaurantes para estimular o apetite. A cor quente por excelência, o vermelho ativa a circulação, aguça os sentidos e nos põe em alerta! Utilizado por empresas de esportes, jogos, entretenimentos, restaurantes, fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.
Já quando associada à sensualidade, pode ser uma boa referência para sites de encontros ou sex shops online.
VERDE
VERDE - Saúde, equilíbrio, juventude, frescor, segurança e riqueza. Associado a abundância e crescimento, também remete a fertilidade. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.
É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia. Muito usado em clínicas, seguros de saúde e, por outro lado, empresas ligadas a ecologia, apelo sustentável, preservação ambiental ou alimentos naturais e restaurantes do mesmo tipo.
VERDE
VERDE - Saúde, equilíbrio, juventude, frescor, segurança e riqueza. Associado a abundância e crescimento, também remete a fertilidade. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.
É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia. Muito usado em clínicas, seguros de saúde e, por outro lado, empresas ligadas a ecologia, apelo sustentável, preservação ambiental ou alimentos naturais e restaurantes do mesmo tipo.
LARANJA
LARANJA - Criatividade, alegria, otimismo, positividade entusiasmo, humor, equilíbrio. Representa uma marca amigável, alegre e confiante.
Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atraí consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.
É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.
LARANJA
LARANJA - Criatividade, alegria, otimismo, positividade, entusiasmo, humor, equilíbrio. Representa uma marca amigável, alegre e confiante.
Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atraí consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.
É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.
AMARELO
AMARELO - Energia, alegria, felicidade, entusiasmo, carinho, honra, força mental, lealdade, clareza, percepção, inteligência, cooperação, organização, conforto, iluminação, euforia, aprendizagem e imaginação lógica. Estimulante para a mente.
Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade. Como lembra o ouro, está associado a bens valiosos, estimulando o otimismo e a esperança.
Chamativa, deve ser usada com certa cautela, e tem aplicações semelhantes ao vermelho, ligado aos esportes e diversão, mas não à paixão e sensualidade.
AMARELO
AMARELO - Energia, alegria, felicidade, entusiasmo, carinho, honra, força mental, lealdade, clareza, percepção, inteligência, cooperação, organização, conforto, iluminação, euforia, aprendizagem e imaginação lógica. Estimulante para a mente.
Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade. Como lembra o ouro, está associado a bens valiosos, estimulando o otimismo e a esperança.
Chamativa, deve ser usada com certa cautela, e tem aplicações semelhantes ao vermelho, ligado aos esportes e diversão, mas não à paixão e sensualidade.
ROXO
ROXO - Sucesso, sabedoria, sonhos, imaginação, respeito, calma, luxo, sofisticação, nobreza, poder, espiritualidade, sensatez. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.
Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Indicada também para sites de casas noturnas, escolas de criatividade e marcas de luxo.
ROXO
ROXO - Sucesso, sabedoria, sonhos, imaginação, respeito, calma, luxo, sofisticação, nobreza, poder, espiritualidade, sensatez. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.
Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Indicada também para sites de casas noturnas, escolas de criatividade e marcas de luxo.
ROSA
ROSA - Satisfação, romantismo, carinho, graciosidade, charme, delicadeza, leveza, amor, brincadeira, Inocência, felicidade, pureza, Amizade. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.
Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.
ROSA
ROSA - Satisfação, romantismo, carinho, graciosidade, charme, delicadeza, leveza, amor, brincadeira, Inocência, felicidade, pureza, Amizade. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.
Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.
TURQUESA
TURQUESA - Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.
TURQUESA
TURQUESA - Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.
DOURADO
DOURADO - Prosperidade, riqueza, grandeza, majestoso, inteligência, vigor, caro e elegante. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia e inteligência.
Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.
DOURADO
DOURADO - Prosperidade, riqueza, grandeza, majestoso, inteligência, vigor, caro e elegante. Traz charme e constrói confiança, dá poder, persuasão, energia e inteligência.
Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.
A professora de linguagem visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Csillag, comenta o uso de cores para logomarcas: “Conheça as associações e usos mais comuns para cada cor, mas não dá para se engessar com isso. Caso contrário, todo mundo fica igual”. Por isso, é bom fugir da mesmice e buscar experimentar, com muito cuidado, novas combinações.
É bom lembrar também que a preferência por determinadas cores varia consideravelmente nos diferentes níveis socioeconômicos do público. “As classes mais baixas, C, D e E, tendem a preferir cores menos elaboradas”, explica Paula. Isso significa que você deve preferir cores de fácil identificação e nomeação, como azul, amarelo, laranja e verde, evitando tons como salmão e lilás, por exemplo.
Como escolher as cores para logomarcas
Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.
Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.
Um ponto extremamente relevante é você não escolher a cor da sua empresa baseado em gosto pessoal. Existem inúmeros estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, então, não adianta querer impor algum gosto, pois a cor da sua empresa será um ativo vital para o sucesso.
Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.
Outra dica interessante é utilizar em seu website ou correspondência eletrônica as cores websafe, que não costumam se alterar de computador para computador.
Fonte: http://blog.wedologos.com.br
A professora de linguagem visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Csillag, comenta o uso de cores para logomarcas: “Conheça as associações e usos mais comuns para cada cor, mas não dá para se engessar com isso. Caso contrário, todo mundo fica igual”. Por isso, é bom fugir da mesmice e buscar experimentar, com muito cuidado, novas combinações.
É bom lembrar também que a preferência por determinadas cores varia consideravelmente nos diferentes níveis socioeconômicos do público. “As classes mais baixas, C, D e E, tendem a preferir cores menos elaboradas”, explica Paula. Isso significa que você deve preferir cores de fácil identificação e nomeação, como azul, amarelo, laranja e verde, evitando tons como salmão e lilás, por exemplo.
Como escolher as cores para logomarcas
Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.
Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.
Um ponto extremamente relevante é você não escolher a cor da sua empresa baseado em gosto pessoal. Existem inúmeros estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, então, não adianta querer impor algum gosto, pois a cor da sua empresa será um ativo vital para o sucesso.
Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.
Outra dica interessante é utilizar em seu website ou correspondência eletrônica as cores websafe, que não costumam se alterar de computador para computador.
Fonte: http://blog.wedologos.com.br